museu moura
almanaque
fale conosco
galeria de fotos

Dr. José Gilberto Perez de Moura, farmacêutico formado pela UFRGS, em 1976 e apaixonado pela sua área de atuação, adquiria em viagens e em antiquários objetos relacionados à área farmacêutica (frascos,aparelhos, rótulos, propagandas, entre outros), assim formando uma vasta coleção com mais de 4.500 peças, guardadas em sua casa por mais de 30 anos.

Com o surgimento de um um novo local na zona central de Pelotas, decide alugar o prédio e ali instalar seu acervo. Com o auxílio de um designer gráfico e duas acadêmicas de museologia passa a constituir o Museu Farmacêutico Moura , com área de 360m². A missão da nova instituição é resgatar, registrar, preservar e expor a evolução da importante industria farmacêutica existente na cidade de Pelotas entre os anos 1884 e 1960, período de seu apogeu. Também visa registrar e contar a história do medicamento na saúde humana.

Download do texto completo